quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Enquanto os Cariocas vibram com Ronaldinho!


Foto: Juliana Cardilli/G1)
O ano passado foi marcado por catástrofes nos estados do nordeste, principalmente em Pernambuco e Alagoas, e nesse ano vemos a história se repetir nos estados da região sudeste, centenas de vidas já foram ceifadas pelas chuvas na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro e São Paulo.
Infelizmente a Defesa Civil Brasileira não aprendeu a lição e mostra-se mais uma vez ineficiente na resposta a essas catástrofes, o que custa muitas vidas, o que vejo e que no Brasil ainda se investe muito pouco na prevenção e treinamento. Aqui em minha cidade nunca ouvi falar do órgão e como ele está organizado, um dos exemplos que tenho e da RENER (Rede Nacional de Emergências de Radioamadores) instrumento de extrema importância, mas que a meu ver e subutilizado.

Minha intenção e mostrar como os praticantes de atividades ao ar livre, podem ajudar na implantação das COMDEC’s (Comissões Locais de Defesa Civil) e em sua operação, para assim possamos em momentos difíceis, tenhamos um grupo treinando para uma resposta mais rápida e eficiente a estas catástrofes.
As comissões poderiam utilizar a força dos Grupos Escoteiros, Clubes Excursionistas, Federações e associações para ajudar sempre que necessário nessas ações.
Bem, demorei, mas vou procurar dar o exemplo e procurar em minha cidade, saber como fazemos para montar essa comissão ou então colocar para funcionar.

Links Úteis

Nenhum comentário:

Postar um comentário