domingo, 10 de abril de 2011

Tropeiros e Montanhismo?


Os Tropeiros são figuras, históricas responsáveis pelo transporte das mais diversas mercadorias, infelizmente hoje em dia essas figuras praticamente desapareceram, graças a abertura de estradas e o advento do carro, essa profissão está praticamente extinta, além do seu importante papel na economia, o tropeiro teve importância cultural relevante como veiculador de ideias e notícias entre as aldeias e comunidades distantes entre sí, numa época em que não existiam estradas no Brasil.

Mas em alguns lugares de nosso imenso Brasil, pelas dificuldades impostas pela geografia do lugar , alguns dos poucos tropeiros que restam ainda podem ser encontrados, como e no caso da região da Serra da Mantiqueira.
Muitas das trilhas e travessias hoje consagradas em nosso país, tem origem na época em que o cavalo ainda eram o único meio de transporte, como por exemplo a Travessia Itamonte X Visconde de Mauá, na região da Serra da Mantiqueira. (Dai meu interesse em falar do tropeirismo)

Essa travessia e feita pelos tropeiros para levar seus produtos para Visconde de Mauá, com destaque para o queijo Parmesão da Mantiqueira.

Nélson Araújo (Globo Rural) fez uma matéria que relata a travessia de 40 km dos Tropeiros do Parmesão, essa foi uma das melhores reportagens que assisti em 2010.

Assistam a matéria e vejam porque  quis falar sobre o tema!


3 comentários:

  1. Mar de morros é uma denominação criada pelo geógrafo francês Pierre Deffontaines e consagrada pelo geógrafo brasileiro Aziz Ab'Saber, que se utilizou dessa expressão para designar o relevo das colinas dissecadas do Planalto Atlântico (Serra Geral).
    Sou um apaixonado pela Mantiqueira!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, que legal. Adoro o mar de morros de Minas. Impressionante como realmente parece um mar. Lugarzão bonito. Trêm bunitim de se apreciar de tanta grandeza. Buniteza em todo canto.

    ResponderExcluir
  3. Que legal que gostou, quando assistir a reportagem vc vai adorar ainda mais! ainda vou lá comer esse tal de parmesão da mantiqueira!

    ResponderExcluir