quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Animais Peçonhentos!


Estive esses dias conversando com uma amiga, que me disse ter muita vontade de acampar, fazer trilhas, mas que um dos motivos que a levavam a não praticar essas atividades era que ela tinha muito medo de cobras, escorpiões e aranhas e ficava aterrorizada com a ideia de ser picada por um desses “monstros”.
Durante todo esse tempo que pratico atividades na natureza poucas vezes tive algum problema com animais peçonhentos, e em nenhuma vez tive um problema grave, também não conheço niquem que teve, acredito que já vi muito mais cobras mortas em estradas que durante todo tempo que estive em regiões agrestes.
Acho que o maior problema está na cabeça das pessoas que ancorados por estórias da carochinha, acabam tendo medo de se enveredar por ai, assim limitando seus desejos de estar em um contato mais direto com a natureza.
A verdade e que esses animais, não andam por ai procurando seres humanos, na verdade eles evitam ao máximo o contato conosco, nos que de alguma forma invadimos seu espaço e algum ataque que por ventura soframos e na verdade uma tentativa deles em defender seu território.
Apesar do que disse acima, isso não quer dizer que não devemos ter cuidado com eles e prestar atenção por onde andamos ou sentamos o que quero dizer e que não nos devemos nos assombrar, prestar atenção onde anda ou onde você se senta e uma medida que deve fazer parte do dia a dia na natureza.
E se mesmo assim, você tiver a infelicidade de encontrar com um desses animais e for atacada, minha dica e de manter a calma e procura um pronto-socorro o mais rapidamente possível, nada de torniquetes ou chupar o local, ou qualquer um dos métodos aprendidos em filmes de Hollywood.
Os Soros estão disponíveis em qualquer unidade pública de atendimento e portando, mesmo em regiões mais distantes você terá como ser atendido ser caso algo aconteça.
Os primeiros socorros a uma vitima de picada se limitam a hidratação e elevar o membro atingido para que o veneno demore a se espalhar pelas outras partes do corpo, se puder identificar a espécie que picou poderá ajudar a um atendimento mais rápido, mas o quadro do paciente irá dizer que tipo de animal o picou!













 Abaixo seguem algumas informações retiradas do site do Butantã:

TIPOS DE ACIDENTES:

Acidentes por cobra

Acidente botrópico (causado por serpentes do grupo das jararacas): dor e inchaço no local da picada, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento pelos orifícios da picada; sangramentos em gengivas, pele e urina. Pode evoluir com complicações como infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.

Acidente laquético (causado por surucucu): quadro semelhante ao acidente botrópico, acompanhado de vômitos, diarreia e queda da pressão arterial.

Acidente crotálico (causado por cascavel): no local sensação de formigamento, sem lesão evidente; dificuldade de manter os olhos abertos, com aspecto sonolento, visão turva ou dupla, dores musculares generalizadas e urina escura.

Acidente elapídico (causado por coral verdadeira): no local da picada não se observa alteração importante; as manifestações do envenenamento caracterizam-se por visão borrada ou dupla, pálpebras caídas e aspecto sonolento.

Convém lembrar que serpentes não peçonhentas também podem causar acidentes e que nem sempre as serpentes peçonhentas conseguem inocular veneno por ocasião do acidente. Cerca de 40% dos pacientes atendidos no Hospital Vital Brazil são picados por serpentes consideradas não-peçonhentas ou por serpentes peçonhentas que não chegaram a causar envenenamento.

Acidentes por escorpião

Os escorpiões de importância médica estão distribuídos em todo o país, causam dor no local da picada, com boa evolução na maioria dos casos, porém crianças podem apresentar manifestações graves decorrentes do envenenamento.

Em caso de acidente, recomenda-se fazer compressas mornas e analgésicos para alívio da dor até chegar a um serviço de saúde para as medidas necessárias e avaliar a necessidade ou não de soro.

Acidentes por aranhas

São três os gêneros de aranhas de importância médica no Brasil:

Loxosceles ("aranha-marrom"): é importante causa de acidentes na região Sul. A aranha provoca acidentes quando comprimida; deste modo, é comum o acidente ocorrer enquanto o individuo está dormindo ou se vestindo, sendo o tronco, abdome, coxa e braço os locais de picada mais comuns.

Phoneutria
("armadeira", "aranha-da-banana", "aranha-macaca"): a maioria dos acidentes é registrada na região Sudeste, principalmente nos meses de abril e maio. É bastante comum o acidente ocorrer no momento em que o indivíduo vai calçar o sapato ou a bota.

Latrodectus ("viúva-negra"): encontradas predominantemente no litoral nordestino, causam acidentes leves e moderados com dor local acompanhada de contrações musculares, agitação e sudorese.

As aranhas caranguejeiras e as tarântulas, apesar de muito comuns, não causam envenenamento. As que fazem teia áreas geométricas, muitas encontradas dentro das casas, também não oferecem perigo.

Acidentes por taturanas ou lagartas

As taturanas ou lagartas que podem causar acidentes são formas larvais de mariposas que possuem cerdas pontiagudas contendo as glândulas do veneno. É comum o acidente ocorrer quando a pessoa encosta a mão nas árvores onde habitam as lagartas.

O acidente é relativamente benigno na grande maioria dos casos. O contato leva a dor em queimação local, com inchaço e vermelhidão discretos. Somente o gênero Lonomia pode causar envenenamento com hemorragias à distância e complicações como insuficiência renal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário