terça-feira, 26 de abril de 2011

Clássicas Travessias!!


Dentre minhas paixões na vida ao ar livre, sem dúvida a atividade que mais me atrai são as travessias (caminhadas de longo percurso + de 3 dias) , nessa atividade podemos colocar em pratica uma diversidade de habilidades como, navegação e orientação, cozinha, meteorologia e outros.

A região nordeste, infelizmente não tem uma tradição em travessias, com exceção da chapada diamantina e suas inúmeras travessias.


Mesmo sem essa tradição e com o clima não muito propicio para essas atividades, já enveredamos em algumas travessias aqui na região, que em hora oportuna irei mencionar.

Nesse post, faço uma seleção de quatro travessias mais conhecidas do Brasil.

Travessia Petrópolis X Teresópolis - RJ

Essa travessia de cerca de 36 km está localizada no Parque Nacional Serra dos Órgãos, e considerada por muitos como a travessia mais bonita do Brasil, essa travessia, tem como atrações o visual de diversas montanhas sagradas para o montanhismo Brasileiro e ainda um visual deslumbrante de Baia de Guanabara.

Travessia da Serra Fina Passa-Quatro x Itamonte-MG

A travessia apontada como uma das mais difíceis do país, um dos principais atrativos dela são os 12 picos de mais de 2.600 metros de altitude e cuja principal atração é a Pedra da Mina, 7º maior montanha do Brasil e a montanha mais alta de toda a Serra da Mantiqueira no estado de São Paulo.

Travessia Lençóis X Andaraí - BA

São,aproximadamente, 70 km de trilha que atrai pessoas de todo mundo. A travessia pode levar de três a cinco dias, dependendo forma e estilo utilizado. E considerada como uma das travessias mais interessantes de serem feitas, tanto pelo relevo de fácil progressão , quanto pela beleza do local.

Travessia Lapinha X Tabuleiro -MG



Essa travessia tem uma duração de três dias, o ecossistema único do local com diversos endemismos , bem como sua geologia rica, faz dessa travessia algo imperdível para excursionistas dos mais variados tipos.Ela fica localizada Serra do Cipó está localizada a 90 quilômetros a nordeste de Belo Horizonte, logo depois da cidade de Lagoa Santa, na região sul da Serra do Espinhaço, no divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Doce, estado de Minas Gerais.

Um comentário: