segunda-feira, 27 de junho de 2011

Os humanos têm a matéria prima para sentir o campo magnético da Terra

Ainda não e o caso de vender o seu GPS, nem abandonar as cartas e mapas, mas uma equipe de cientistas lideradas pelo Dr.Steven Reppert do departamento de neurobiologia da Universidade de Massachusetts, descobriu que os seres humanos podem ter uma capacidade adormecida de navegação, que consistiria poder visualizar os campos magnéticos da Terra, de forma parecida como fazem as aves, tartarugas, insetos e outros animais que dependem dessa capacidade para migrar e sobreviver, da mesma forma como fazem a milhões de anos.

Esses animais tem proteínas chamadas de Cryptochromes, que são sensiveis à luz e permitem “visualizar” o campo magnético da Terra.
O fato e que o estudo encontrou,  em nossas retinas os mesmos  Cryptochromes , o  que poderia indicar que teriamos esse potencial subutilizado. 

O Dr. Reppert diz em seu estudo que  já existem  evidências de que o magnetismo é a principal maneira dos pássaros navegarem” e a novidade e que os seres humanos  podem ter tido uma habilidade parecida em algum momento,  do que as aves e outros animais fazem hoje para navegar.

Para provar isso era verdade, ou pelo menos que os produtos químicos em nossos olhos são capazes de facilitar a navegação, Reppert liderou uma equipe de pesquisadores em um experimento com moscas de frutas, que não têm o mesmo "visão magnética" proteínas que os humanos têm. 


Moscas de frutas têm essa proteína, mas é diferente; Reppert substituiu cryptochromes das moscas "pela versão humana, chamada hCRY2. Em seguida, as moscas-hCRY2 modificadas foram recompensadas com o açúcar quando navegavam em direção a uma porção magnetizado de um labirinto e dado nada quando eles iam por outro caminho. 

Eles aprenderam a voar pelo labirinto de forma rápida e sabiam exatamente aonde chegar para receber a recompensa de açúcar. As moscas geneticamente modificadas, sem estas proteínas magneticamente sensíveis também foram criados pela equipe, e estas moscas voava sobre o labirinto ao esmo, ao invés de navegar, com a precisão das outras.

Reppert diz que aprenderam durante as experiências que cyrptochromes são críticos não somente para  controlar os ritmos circadianos (como os horarios de dormir e acordar), mas que também pode ser implantado especificamente na retina para controlar a detecção magnética.

Dr. Reppert está convencido de que temos um sentido magnético de algum tipo. É por isso que fizemos este trabalho. Para mostrar essas proteínas humanas pode permitir que as moscas que já navegar neste modo de usar este produto químico de humanos para navegar. Agora, temos que a evidência molecular. "

Ainda não se sabe as aplicações concretas para essas descobertas, mas eu particularmente acharia bem legal ter um supersentido de orientação! kkkkkk

Matéria adaptada do site http://www.adventure-journal.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário