terça-feira, 28 de junho de 2011

Iluminando a carta!

Bem outra dica que aprendi nos livros do Sérgio Beck e que particularmente gosto bastante, e a de colorir as cartas, ou seja, iluminar a carta.

Como cartas topográficas originais são caras e às vezes não as encontramos no formato digital, não vale correr o risco de perde ela em suas jornadas pelo agreste.

Bem, a técnica e bastante simples e consiste em tirar uma cópia da carta em preto e branco mesmo, e de posse dela com ajuda de umas canetinhas coloridas ir pintando tudo que seja de seu interesse! E legal tentar manter as cores da carta, azul para rios, vermelho para cidades, marrom para as curvas de nível e assim por diante.

Claro você também nesse processo já pode ir colocando a rota que planeja, bem como marcando as distancias do trajeto, por exemplo a cada quilômetro ou menos, para lembrar de quando irá virar ou passar por aquele riacho. 

O legal desse exercício e que ajuda você a familiarizar-se com o terreno, e assim ajuda a construir um mapa mental do local, e ainda e muito divertido!

Nota:Estou sem câmera e não tenho escâner para mostrar nenhuma das minhas obras primas, mas achei essa imagem na internet que mostra bem o resultado final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário