quinta-feira, 3 de março de 2011

Segurança em atividades ao Ar Livre

Muita gente se priva de sair por ai pela natureza, por uma sensação de insegurança, as pessoas pensam que vão se perder ou então encontrarão animais malvados, cobras e escorpiões loucos para devorar algum excursionista desavisado.
Não compartilho desse medo, mas o ambiente agreste pode sim, reservar algumas surpresas para os despreparados, o importante nesses casos e o conhecimento, conhecimento sobre a atividade que pratica e as habilidades necessárias para executa-la com sucesso, essas habilidades são adquiridas com o tempo e vão de encontro as necessidades da atividade que  você pratica.
 
E que habilidades são essas? a habilidade básica a ser adquirida e a navegação, saber onde  está e para onde ir e essencial para o sucesso de qualquer atividade, atualmente com o advento da internet, existem inúmeros locais onde você pode pegar arquivos e aprender por conta propria a navegar com o uso de carta, bússola e GPS, mas e importante que o aprendizado teorico, seja apoiado pela pratica em campo e por isso, deve-se ter cuidado em saber onde se meter, o ideal e começar a navegar em local conhecido e com o tempo ir aventurando-se por locais mais ermos.
 
Outras habilidades como conhecimentos em meteorologia,primeiros-socorros e equipamentos adequados são
igualmente importantes e também podem ser adquiridos com o uso das tecnologias atualmente oferecidas  (Google), mas se você tem acesso fácil a Clubes Excursionistas,Grupos Escoteiros ou algum amigo já familiarizado com isso, e uma mão na roda e ajuda a ganhar tempo na aquisição dessas habilidades.
Para os que gostam do velho e bom papel, vale a pena gastar um pouco do sofrido real e adquirir um exemplar dos Livros do Sérgio Beck, iniciando-se pela bíblia do excursionismo Convite À Aventura.
 
Mas se ainda assim você ainda acha que as atividades são demasiadamente arriscadas e quer ter uma garantia de que se você esteja perdido alguém vai ao seu encontro, irei falar no próximo post sobre uma nova tecnologia chamada SPOT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário