domingo, 6 de março de 2011

Geocaching

Além de nos oferecer segurança nas atividades ao ar livre, a tecnologia está nos oferecendo a cada dia uma gama maior de atividades, que podem ser praticadas em ambientes naturais ou urbanos, uma dessas atividades e o Geocahing.
E o que e o Geocaching? poderíamos resumir essa atividade como versão moderna da caça ao tesouro, onde os participantes com seus aparelhos GPS em mãos saem em busca do caches, que são em sua maioria pequenas caixas, fechadas e à prova de água, que contém um livro de registro e alguns objetos, como moedas,canetas ou qualquer coisa que sua imaginação possa conceber.
A atividade teve inicio em 2000, quando o Governo Americano (um salve para o mano Bill Clinton) resolveu acabar com disponibilidade seletiva permitia introduzir um erro artificial no sistema GPS, fazendo com que o mesmo fosse inviável para este fim, assim com uma melhor acurácia dos aparelhos GPS, foi possível seu uso civil, e inúmeros usos para estes aparelhos foram concebidos, incluindo o Geocaching.
Para se iniciar no Geocaching, e necessário que seu aparelho GPS possa seguir uma coordenada introduzida nele, você deverá pegar essas coordenadas em sites como o geocachingbrasil.com.br
ou brasilcaching.com.br, juntamente com outras informações sobre o cache, como fotos e descrição, depois disso fincar o pé e sair a caça.
Lembre-se que alguns desses caches podem estar em locais ermos e portando a preparação para sair em busca deles e imprescindível, e muito bom levar água e lanche, bem como ir com roupas adequadas.
Infelizmente no Brasil a moda do Geocaching ainda não pegou, mas tem crescido dia a dia, no Rio Grande do Norte ainda e muito pequena sua pratica, mas a tendência com o barateamento dos aparelhos e que essa atividade seja mais praticada.
Abaixo seguem alguns e vídeos que achei interessante.
 

2 comentários:

  1. Vou tentar desenvolver uma atividade dessas no ciclo, talvez em conjunto com outros grupos! Muito legal! Parece o manhunt que jogam em Toronto no Canadá!

    ResponderExcluir