segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Projeto de Lei 7014/10.



O Montanhismo Brasileiro sofre há algum tempo com as restrições impostas pelos proprietários das áreas que dão acesso às montanhas e trilhas de nosso país, mas engana-se quem acredita que tal problema somente afeta os grandes centros do montanhismo nacional como RJ, ES, SP, PR e MG.
Apesar de no Nordeste não termos tanta tradição no montanhismo, como na região sudeste agraciada com cadeias montanhosas mais propicias a pratica do montanhismo, temos inúmeros lugares com potencial para o excursionismo e escalada em rocha e aqui também vivemos problemas parecidos com o dos grandes centros. E por muitas vezes temos nosso acesso negado a diversos atrativos de nossa região, acredito que o Projeto de Lei 7014/10 e uma ferramenta importante para a resolução destes impasses.
Trazendo o problema para um nível local (Currais Novos- RN) há pouco tempo temos nosso acesso a um dos lugares mais lindos de nossa região, negado pelo proprietário, que impede o acesso ao local, cobrando para isso uma taxa de R$ 10,00, infelizmente acredito que tais medidas foram tomadas com interesse de preservar o local, já que em certas épocas do ano ele e muito visitado e a maioria dos visitantes não tem uma consciência cósmica kkk “ambiental” por assim dizer, deixando para trás lixo e fazendo fogueiras. Acredito que para sucesso da Lei, deve existir também uma mudança de atitude tanto de proprietário quanto do visitante, não me refiro aqui aos que levam o excursionismo, montanhismo e escalada a sério, já que os mesmos tentam minimizar seus impactos no local.
Para finalizar acredito que o Projeto de Lei e muito importante, mas também a mudança de comportamento e igualmente importante.
Para saber mais.....
http://www.camara.gov.br/sileg/integras/747243.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário