terça-feira, 16 de novembro de 2010

O prazer de observar o Céu!





Acredito que todos que amam estar em contato com a natureza, em algum momento da noite olhando para o céu estrelado, já deve ter ficado curioso em saber qual e aquela estrela? Ou então qual nome daquela constelação, ou ainda saber onde fica o famoso cruzeiro do sul?
Comigo também ocorre o mesmo, por isso sempre que estou ao ar livre, procuro sempre estirar uma lona no chão e passo algum tempo admirando a vastidão do céu, esse prazer em observar o céu me fez procurar aprender algumas coisas para enriquecer minha observação e deixar ela mais divertida, aprendendo a identificar constelações e planetas e aprender um pouco sobre lendas que deixam a observação ainda mais interessante.
Eu aconselharia a quem quiser aprender a viver mais intensamente essa experiência de observar as estrelas, a comprar o livro do Sérgio Beck chamado “O Livro de Estrelas do Excursionista Sonhador”, na verdade um livreto, mas como todos do Beck muito bons, tem também um programa que uso sempre antes das saídas para identificar melhor o céu, chama-se http://www.stellarium.org/pt/ , e muito bom e tem vários recursos, inclusive para visualizar as constelações Indígenas Brasileiras, como por exemplo, da Ema e a do Homem velho.
O que na verdade espero com este post e despertar em alguém nesse pálido ponto azul o interesse de olhar para o céu, se ao menos uma pessoa fizer isso, ficarei satisfeito!


Para entender o pálido ponto azul...
Para saber mais sobre constelações Indígenas Brasileiras leia...

Um comentário:

  1. tenho mesmos gostos e prazeres que você !
    curto muito natureza, daria tudo pra estar em um lugar deserto, e deitar sobre um gramado e admirar o ceú e pensar e refletir sobre tudo !

    ResponderExcluir